Por que o inglês é tão importante nos negócios?

Primeiramente, não se trata de decidir se o inglês é mais importante de forma geral ou especificamente no mercado de trabalho. Se trata de uma questão de sobrevivência e comunicação bem sucedida em um mundo cada vez mais conectado e globalizado.

 

Encare os fatos.

 

O inglês é a língua de negócios e comunicação em todo o mundo.

 

Estima-se que 1,5 bilhões de pessoas falem a língua em todo o mundo, dos quais apenas 375 milhões são falantes nativos. Mais de 1 bilhão de pessoas falam o inglês como uma língua estrangeira. Então, se você não sabe bem, você não será capaz de se comunicar efetivamente com muitas outras pessoas.

 

O inglês é a língua da internet.

 

O inglês lidera a internet em número de usuários e também é o idioma da tecnologia. Você tem que ser experiente em tecnologia para se dar bem no local de trabalho — quer isso signifique ser capaz de montar folhas de Excel, fazer uma teleconferência,pesquisar e verificar dados de fatos ou usar as mídias sociais com sucesso.

 

O inglês é a língua da cultura pop.

 

Embora isso possa não parecer tão importante quanto os fatos acima, você não quer ser o único no trabalho que sempre entende uma piada tarde demais. Você não quer se sentir fora do lugar.

Você precisa estar ciente das nuances culturais comuns para se comunicar melhor no trabalho e ser compreendido.

O inglês é a "lingua franca" (que significa "língua comum") não só de negócios internacionais, mas também de todos os tipos de comunicação em todo o mundo. Isso significa que é útil para entender e poder compartilhar experiências e referências comuns com seus colegas.

Então, naturalmente, a crescente popularidade da língua inglesa significa que você deve conhecer bem o idioma para ter sucesso em sua carreira e subir a escada corporativa. Agora vamos olhar mais de perto por que (e como) você deve melhorar seu inglês para os negócios.

 

A importância do Inglês para Negócios: 7 benefícios

 

1. Mostra sua vontade de ir além dos padrões básicos de negócios.

 

Nos primeiros dias da pré-globalização, saber inglês era uma vantagem. Goste ou não, era uma marca de conhecimento superior e sofisticação. Fez você parecer impressionante para as pessoas.

Agora, independentemente de sua formação e educação, muitos chefes automaticamente esperam que você conheça o idioma. Mesmo que você tenha recebido educação em uma língua diferente ou venha de um lugar onde o inglês mal é falado. Hoje você deve saber inglês.

Isso significa que, para impressionar seu entrevistador ou chefe agora, você tem que mostrar que você é extremamente fluente e competente tanto na fala quanto na escrita do idioma.

Como você pode chegar a esse nível?

Estudando! De preferência, em uma instituição que te dê as ferramentas e a flexibilidade necessária para que você dê conta do seu trabalho, sua vida pessoal e, ainda assim, cresça continuamente.

A Ballpark está no mercado há 12 anos e oferece aulas 100% online com professores ao vivo, além de uma plataforma inovadora para interação com outros alunos, exercícios de prática e fixação, além de aulas de conversação com falantes nativos da Língua Inglesa. Tudo isso para que, a cada aula, você perceba o seu desenvolvimento rumo à fluência tão necessária no momento em que vivemos.

 

2. Vai ajudá-lo a se comunicar melhor com seus colegas.

 

Trabalhar em um escritório significa trabalho em equipe e colaboração. Mesmo que você seja um introvertido (alguém que prefere passar mais tempo sozinho), você terá que interagir com seus colegas. E isso será difícil se você não sabe a língua que eles falam muito bem. Na pior das hipóteses, pode até levar a mal-entendidos que podem colocar seu trabalho em jogo.

Da mesma forma, você precisa conhecer as pessoas certas para conseguir o melhor emprego ou uma promoção no trabalho. Para isso, você precisa ser habilidoso no seu networking. Aprender Inglês para Negócios ajuda você a desenvolver habilidades interpessoais.

A melhor maneira de aprender melhor comunicação em inglês é falar o idioma com frequência. Mais uma vez, vale ressaltar que é nesse sentido que a Ballpark te ajuda.

 

3. É importante para apresentações e discursos.

 

O Business English é importante para uma comunicação eficaz. Você não pode realizar uma apresentação para sua equipe ou ser responsável por uma reunião se você falar em sua língua nativa sem que ninguém naquela sala te entenda. Você precisa falar bem a língua franca (“língua comum”), para que você possa traduzir seus pensamentos e ideias em frases coerentes (claras e lógicas) que todos possam entender e responder.

Só ter uma boa ideia não é suficiente. Você tem que expressá-lo sucessivamente para o seu público.

Felizmente, há inúmeras aulas no curso de Inglês para Negócios da Ballpark que te ajudarão a planejar e realizar apresentações e reuniões de sucesso.

 

4. Boa pronúncia sempre causa uma boa primeira impressão.

 

Falar e escrever bem são duas habilidades diferentes — você pode escrever bem, mas a menos que você possa falar clara e fluentemente, é improvável que você cause impacto no seu local de trabalho. As pessoas te julgam pelo jeito que você fala.

Além disso, o tipo de inglês que é falado difere de um lugar para outro. Inglês americano não é o mesmo que Inglês britânico. Há, de fato, diferenças notáveis nos sotaques e pronúncias. Da mesma forma, na Índia é aceitável misturar palavras de línguas indianas com inglês para comunicar algo, levando à formação de uma língua "híbrida" (combinada).

Então, onde quer que você trabalhe, é melhor pesquisar o tipo de linguagem que é falada lá, e tentar combinar seu sotaque mais de perto com o nativo, para melhor se misturar. Se o seu entrevistador tem a impressão de que você está em casa com o idioma, você já está a meio caminho de conseguir o emprego.

A melhor maneira de melhorar sua pronúncia é, é claro, participar de aulas em que o professor tenha, sempre, a preocupação de te fazer alcançar a melhor pronúncia possível. É importante interagir durante tais aulas, pois seu relacionamento com colegas e professor te dará ainda mais embasamento para chegar ao nível necessário.

 

5. Permite que você viaje.

 

Se você sempre sonhou em trabalhar para uma empresa internacional ou viajar pelo mundo a negócios, o inglês é o idioma para ajudá-lo a se comunicar com estrangeiros.

Afinal, você não quer entrar em uma situação onde você está em outro país e ninguém é capaz de entender o que você está dizendo, certo?

Se você não está confiante sobre comunicação transcultural, diversas unidades do curso da Ballpark abordam o tema, fazendo com que, quando a necessidade se apresentar, você saiba como agir.

 

6. Isso lhe dá uma vantagem em outros trabalhos também.

 

Se você tem um emprego em tempo integral ou dirige seu próprio negócio, mas também faz  em outro turno ou tem um trabalho de meio período para complementar sua renda, você provavelmente já sabe que sua proficiência em inglês lhe dará uma vantagem em outras oportunidades. Seja servindo mesas, cuidando de crianças, sendo assistente de loja, ajudando com eventos ou até mesmo passeando com o cachorro de estimação de alguém, seu conhecimento da língua inglesa pode ser útil. Não há contextos em que a Língua Inglesa não possa ser usada!

Se você precisa de recursos gratuitos para complementar seu aprendizado de inglês enquanto ainda trabalha em sua carreira, você sempre encontrará novas dicas aqui no Blog da Ballpark Live.

7. Finalmente, permite que você se expresse em uma linguagem que todos entendem.

 

O inglês é a "língua franca" do mundo devido à ocidentalização e à globalização. Ser fluente em inglês é essencialmente uma estratégia de sobrevivência no mundo competitivo de hoje. Ele melhora automaticamente suas chances de subir a escada corporativa.

A maneira como você fala e se comunica também está ligada às suas habilidades interpessoais, qualidades de liderança e nível de empatia (capacidade de se relacionar com outras pessoas). Dominar Business English vai ajudá-lo a dominar todas as "soft skills" e "life skills" que você precisa para ter sucesso no local de trabalho, também!

 

 

Existe muito conteúdo online que pode te ajudar nessa jornada rumo à fluência em inglês. Sites, vídeos, podcasts e muitos outros conteúdos estão a um click de distância.

É necessário, porém, depositar suas fichas de aprendizado em quem de fato sabe como te fazer alcançar o seu nível desejado.

É nesse momento que você pode contar com as aulas da Ballpark Live: curso 100% online com professores ao vivo, dedicado totalmente ao nicho de Inglês para Negócios, com aulas em grupo ou individuais, além de uma excelente plataforma para prática e fixação do conteúdo ensinado. Entre em contato conosco!

Teste seu nível de Inglês gratuitamente