• Para Você
  • Blog
  • Inglês para negócios: 7 dicas para alavancar seus estudos

Inglês para negócios: 7 dicas para alavancar seus estudos

O inglês é a língua oficial dos negócios. Por isso, o Business English tem um destaque especial no aprendizado da língua. 

O que falar em uma reunião com colegas, chefes e clientes? Qual é o vocabulário da sua área de atuação? Como saber a palavra certa para cada momento?

Ao fazer um curso de inglês para negócios, essas perguntas serão respondidas com muito conhecimento, que ajudarão você a conquistar negócios cada vez melhores.

 

O que as empresas querem?


As empresas querem profissionais preparados! Ao estudar, aprender e dominar o inglês, você verá como portas se abrirão no desenvolvimento da sua carreira. 48% das empresas brasileiras oferecem melhores benefícios na contratação para candidatos fluentes em inglês, segundo pesquisa realizada pela Cambridge Assessment English em parceria com a QS Intelligence. 

Mais de 60% é quanto profissionais que ocupam cargos de coordenação e que possuem fluência no inglês recebem a mais do que seus colegas sem o domínio do idioma, segundo revelou a 53ª edição da Pesquisa Salarial da Catho.


Como otimizar os estudos do inglês de negócios?


Estudar em um bom curso de uma escola com credibilidade e experiência é o primeiro passo. Nesse ponto, a Ballpark está aqui para te ajudar. Faça sua matrícula! 

O segundo passo é adotar as nossas dicas a seguir para adquirir mais ferramentas e recursos de aprendizado, otimizando os seus resultados.
 

1. Tenha um roteiro


Ter um roteiro de estudos é uma forma de se manter assíduo e motivado no aprendizado do idioma. Para isso, ele precisa se encaixar na sua rotina. 

Dividir os estudos em períodos de tempo menores tende a ser mais eficiente do que estudar por horas seguidas, por isso, tente programar sua semana com horários definidos e períodos não muito longos.


2. Insira o inglês no seu dia a dia


O inglês pode e deve ser inserido no seu dia a dia, não só nos momentos de estudo, mas também nas suas tarefas corriqueiras.

Veja algumas dicas:

  • Mude o idioma do seu celular, ou pelo menos dos aplicativos que você mais usa;
  • Mude o idioma do seu computador ou do seu browser de Internet;
  • Leia notícias em sites internacionais, especialmente aqueles da sua área de interesse e que o deixarão mais estimulado;
  • Use o seu tempo livre como uma oportunidade de aprender: ouça músicas em inglês, assista a séries e filmes que explorem o inglês de negócios, leia livros em inglês, escute podcasts e audiobooks no idioma.

3. Leia em inglês sobre tudo


A leitura é sempre uma grande amiga e ler em inglês é uma forma de aprender palavras, expressões, ortografia, gramática e tudo mais que você quiser! 

Livros didáticos, específicos da área de negócios, são ótimos companheiros para você se aventurar neste nicho específico do inglês, que tem suas particularidades. 

Alguns exemplos são: 

  • Business Grammar, Style & Usage, de Alicia Abell 
  • Business English at Work, de Susan Jaderstrom
  • Let’s Speak Business English, de Linda Cypress


Fontes não didáticas também são boas parceiras, especialmente porque podem ser do seu universo de interesse.

Confira alguns portais de notícias interessantes:

  • BBC News
  • The Washington Post


4. Ouvidos atentos


Ouvidos atentos ao inglês é uma postura a ser assumida seja qual for a fonte de escuta. 

Músicas, podcasts ou filmes, é importante prestar atenção nas palavras, se há vocabulário novo, como ele foi utilizado e, claro, na pronúncia correta para que você possa reproduzi-la.

Manter o hábito de ouvir conteúdos em inglês ajuda a acostumar o ouvido ao idioma e, claro, facilitar a sua compreensão nos mais diversos contextos. 

Para aliar o hábito da escuta à assimilação de um bom vocabulário acerca do inglês de negócios, invista em fontes que abordem o assunto, como: 

Filmes

  • A Grande Aposta
  • Wall Street
  • O Lobo de Wall Street

Séries

  • Suits
  • Billions

Podcasts 

  • Six Minute English
  • The Daily

5. Papel e caneta na mão!


Crie o hábito de escrever em inglês. Fazer anotações, criar frases e textos são formas de fixar o aprendizado a partir do treino. 

Vale escrever seus Post Its em inglês, começar um diário na língua inglesa e até conversar com os amigos no idioma por mensagens de texto e e-mails. 

Copie textos escrevendo à mão e tente criar seus próprios textos também.
 
Uma boa dica de aplicativo para evoluir na escrita é o Write & Improve, de Cambridge Assessment English.


6. Fale muito!


Treinar a fala é fundamental! 

A primeira regra é não ter pressa. Falar rápido não significa falar bem. Tenha calma e fale tranquilamente, garantindo clareza e ganhando tempo para pensar melhor enquanto fala. 

Para você se avaliar, grave a si mesmo para escutar depois. Assim você saberá como está se saindo na pronúncia, perceberá acertos e em quais pontos poderá melhorar. 

Como todo segmento, a área dos negócios também tem suas gírias e é importante conhecê-las, pois elas podem aparecer até nos momentos mais formais.


7. Certifique-se


As empresas têm algumas formas de avaliar o inglês de seus candidatos e funcionários, sendo a exigência de uma certificação internacional uma das principais. 

Existem diversas certificações internacionais com ampla aceitação e credibilidade no mercado, estando entre elas:

  • IELTS – International English Language Testing System, desenvolvido pelo British Council em parceria com o IDP Austrália e a Universidade de Cambridge;
  • TOEFL – Test of English as a Foreign Language, com selo ETS (Educational Testing Service);
  • Exames de Cambridge: desenvolvidos pelo Cambridge English Assessment, departamento da Universidade de Cambridge responsável pelos exames de proficiência, com testes para níveis e finalidades variados, incluindo para o inglês de negócios.
     

Por onde começar 


A Ballpark está no mercado há mais de 12 anos ajudando profissionais a se tornarem fluentes em Business English.

O seu primeiro passo é realizar o nosso teste de nivelamento online. Basta clicar aqui. Após isso, um de nossos consultores educacionais entrará em contato para te passar mais informações, realizar o nivelamento oral e te alocar na melhor maneira de estudar, em turma, individual, uma ou duas vezes por semana, da maneira que for melhor para você!

Venha estudar conosco!

Teste seu nível de Inglês gratuitamente