• Para Você
  • Blog
  • Esses 4 grupos de palavras podem te ajudar a escrever um Company Profile memorável!

Esses 4 grupos de palavras podem te ajudar a escrever um Company Profile memorável!

Sempre que uma empresa se propõe a concorrer no acirrado e competitivo mercado global, o primeiro passo deve ser criar um Company Profile (perfil da empresa): descrição de todos os elementos relevantes de um negócio. É um resumo que passa todas as informações essenciais para que a empresa seja conhecida e reconhecida.


Há tanta coisa que você gostaria de explicar, não é mesmo!? Se no seu idioma nativo deve ser difícil, por vezes, encontrar as palavras certas, imagine na Língua Inglesa, utilizando o que há de melhor no vocabulário de Business English.


Vamos te mostrar como fazer isso.


Este post detalhe quatro elementos-chave de um poderoso company profile. Eles irão instantaneamente fortalecer sua escrita e te diferenciar da competição.


Antes de começarmos, se atente a essas dicas básicas de como escrever um company profile:

  • Defina o tom do seu perfil empresarial: Para dar aos seus leitores uma noção da cultura e personalidade da sua empresa,é importante decidir que tipo de vibração (humor, atmosfera emocional) você quer colocar no perfil da sua empresa.
  • Saiba qual será a mídia:As empresas estão se tornando digitais agora mais do que nunca. Isso significa que você pode estar escrevendo o perfil da sua empresa para uma plataforma digital. Saber onde o perfil da sua empresa aparecerá fará uma grande diferença em relação ao conteúdo que você precisa e como apresentá-lo.


Precisa de ajuda para definir os pontos acima, assim como para escrever todo o restante do seu company profile? O curso de inglês da Ballpark ajudará você e todos os seus colaboradores a entrarem de vez no mercado internacional, fazendo com que você domine a arte da comunicação. Converse conosco!

Vamos às dicas:


1. Mostre o que você faz com palavras de ação fortes


Um company profile é tudo sobre o que o seu negócio faz melhor. Troque verbos simples por palavras de ação fortes para fazer sua declaração se destacar em uma multidão de conteúdos.


Comece fazendo perguntas a si mesmo. O que sua empresa faz? Você faz produtos ou presta serviços? Para declarações concisas e pontuais detalhando seu trabalho como empresa, os verbos funcionam melhor.


Tendo em mente os dois lembretes da primeira seção deste artigo, vamos analisar alguns exemplos de verbos fortes que podem descrever o que seu negócio faz. Abaixo estão alguns exemplos de palavras comumente usadas, seguidas por sinônimos mais impactantes.


Esta não é uma lista extensa (depende muito do conteúdo que você está escrevendo para o seu perfil), mas lhe dará uma ideia de como um verbo forte pode criar um impacto maior.


Do/make → produce, manufacture, generate, develop


Enable → empower, facilitate, implement


Design → compose, create, invent


Make better → improve, advance, raise, enhance


Update → transform, innovate, diversify, revolutionize



Ao procurar sinônimos mais atrativos, um bom dicionário se tornará seu melhor amigo.



2. Identifique seu negócio com substantivos impressionantes


Embora tenhamos nos concentrado em palavras fortes que denotem ação, também não queremos ficar presos em um padrão de frases no estilo "fazemos isso". É aqui que o uso de substantivos pode ajudá-lo a mostrar quem você é enquanto empresa, de forma concisa.


Os substantivos ajudam a fornecer à sua organização um senso de identidade e são úteis em declarações de posicionamento, como fazer seu público saber onde você está em sua indústria e mercado.


Você também deve se concentrar em substantivos que descrevem o tipo de organização que você é. Por exemplo, sua empresa pode se identificar como uma start-up, uma multinacional, uma corporação, uma empresa e assim por diante:


“Established in 1920, we are now a multinational with offices in over 100 locations across the world.”


Por fim, escolha alguns substantivos que demonstrem o que sua empresa única e bem sucedida:


“Company X is a market leader in the production and distribution of aeronautical equipment.”


“We are experts in our field with over 50 years’ presence in the field.”


“Company X is a leading innovator in the tourism sector.”




3. Destaque os principais fatos com adjetivos cuidadosamente escolhidos


Você estabeleceu todos os fatos importantes sobre sua empresa que você quer que seu leitor esteja ciente. Como você pode incrementar ainda mais o seu company profile? Usando adjetivos! Isso torna o texto mais interessante e descritivo.


Pense em adjetivos como palavras que ajudam a chamar a atenção para conquistas e descrições. Certifique-se de que eles são específicos e significativos. Tente não usar adjetivos que sejam muito poéticos, pois você quer manter o perfil da empresa inteligente e profissional.


Por exemplo, compare as duas frases abaixo:


  • “Company A is a producer of electrical appliances for the home.”
  • “Company A is a leading producer of cutting edge electrical appliances for the modern home.”


Apenas alguns adjetivos podem transformar uma frase chata e esquecível em uma frase que chama a atenção que diz muito sobre o trabalho da sua empresa.


Lembre-se de escolher adjetivos cuidadosamente e seletivamente para o efeito máximo. Adjetivos desnecessários tornarão sua escrita florida (excessivamente descritiva) e até mesmo irritante de ler.



4. Destaque-se com Comparativos e Superlativos


Ok, então nem todo mundo pode ser o "maior" e "melhor", mas quando a oportunidade surge, comparativos e superlativos são muito úteis para se diferenciar da concorrência.


Comparativos são palavras como "happier" ou “weaker”, que mostram como uma qualidade específica em uma coisa/pessoa se compara à outra. Superlativos são palavras como “happiest” ou “weakest”, que posicionam uma coisa/pessoa no nível mais alto ou mais baixo de comparação.


“Our team has consistently achieved faster door-to-door delivery than any other logistics company in the region.”


“Thanks to our client management software, we are more responsive than any other local landscaping company.”


“Our flagship facility boasts the largest capacity for storage in the city.”


“We are the most recognized skincare brand in Eastern Europe.”


Use-os para se diferenciar da competição e dar ênfase ao que você faz de melhor. Se há uma hora para vender o seu peixe, esta é a hora!




Escrever em outra língua pode parecer desafiador, mas um pouco de pesquisa e planejamento de vocabulário tornará sua tarefa mais fácil. Criar uma lista de vocabulário a partir desses quatro grupos de palavras usando o thesaurus é uma ótima maneira de começar. Com isso à sua disposição, juntamente com todas as habilidades de inglês de negócios que você e seus colaboradores podem aprender no curso de Inglês para Negócios da Ballpark, tenha certeza de que você produzirá um excelente company profile!



Teste seu nível de Inglês gratuitamente